terça-feira, 25 de novembro de 2014

ARGILAS: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS




A argila é um material de origem mineral. É retirada diretamente do solo e ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias, devido à grande quantidade de sais minerais presentes nela, como zinco, alumínio, ferro, titânio, magnésio, potássio, silício, cálcio, etc.
É preciso que sua extração seja controlada e que se tenha o cuidado de evitar solos contaminados por poluição e agrotóxicos.

Existem vários tipos de argilas que são usadas externamente, e cada uma é indicada para uma finalidade específica. 
Alguns benefícios da argila: 
.  Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele;
·  Estimula a circulação sanguínea e linfática;
·  Efeito tensor cutâneo imediato
·  Esfoliação da pele;
·  Absorção de toxinas e impurezas;
·  Promove aquecimento, estimulando a atividade orgânica da pele;
·  Fornece os sais minerais e oligoelementos necessários;
·  Promove a reconstituição dos tecidos;
·  Desintoxicação capilar, facial e corporal;
  ·No cabelo, tem ação sebo-reguladora e estimulante do crescimento dos fios;
·  No corpo, tem ação regeneradora, depurativa e desintoxicante;
·  No rosto, tem ação cicatrizante, secativa e tensora;
·  Transmite energia e estimula as funções dos órgãos;
·  Tem efeito calmante, elimina bactérias, combate inflamações e inchaços;
·  Redução de massa corpórea, promove contração combatendo flacidez e atenuando a celulite;
·  Suaviza e amacia a pele.


Alguns tipos de argilas:

Argila branca:
É uma argila primária composta de Silicato de Alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela água das chuvas. Essa argila possui elevada quantidade de alumínio, que lhe confere propriedades cicatrizantes. Contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício (é um componente dos aminoácidos na proteína da pele). É a menos absorvente, possui um ph ligeiramente inferior ao das outras argilas, muito próximo da pele.
É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. Excelente no combate da acne, espinhas, cravos, acúmulos de gordura, pele oleosa, sardas, rugas e sinusite. Tem efeito clareador e antisséptico, reduz inflamações, tem ação purificante, adstringente, cicatrizante, remineralizante, cicatriza e catalisa reações metabólicas do organismo. Favorece a nutrição, firmeza, tonicidade e elasticidade da pele. Por suas propriedades revitalizantes, atua também como máscara tensora, atenuando marcas de expressão.  Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização.

Argila Verde:
Sua coloração deve-se à presença de Óxido de Ferro, que atua em sinergia com os outros minerais presentes: magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui uma forte ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, adstringente, cicatrizante, bactericida, analgésica, atua na tonificação dos tecidos, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea, é esfoliante suave.

Argila Vermelha: 
É uma argila secundária porosa, pouco densa, rica em Óxido de Ferro e Cobre, Silício e Hematita. O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
Regula a microcirculação cutânea, hidrata e previne o envelhecimento da pele. Recomendada para peles sensíveis e avermelhadas.
Argila amarela:
É rica em Dióxido de Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. É indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. 
Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Eficiente para remoção de manchas de pele, atua na absorção de oleosidade, possui ação cicatrizante e reduz as inflamações. Auxilia no tratamento de dermatites e de psoríase. Tem efeito tensor e ativador da circulação produzida pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico com efeitos desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
Argila rosa:
É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis, delicadas, com vasinhos, rosáceas, cansadas e sem viço. Possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. Devolve a luminosidade, hidrata a pele, aumenta a circulação, auxilia a eliminar celulite e gordura localizada, efeito tensor, auxilia nos tratamentos de flacidez tissular.

Argila Marrom
A Argila Marrom possui baixo percentual de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. É uma argila rara, devido sua pureza. É eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor dos tecidos, ativa a circulação, equilibra, revitaliza e tonifica a pele. Ameniza manchas, controla a oleosidade e nutre o tecido. É adstringente, hidratante e purificante.

Argila creme:
A Argila Creme é a sinergia, ou seja, mistura da Argila Marrom com a Argila Branca, ela incorpora de forma suave e natural às propriedades das duas argilas. É uma Argila rara, pois é formada naturalmente na natureza. A Argila Creme além dos benefícios da Argila Branca e da Argila Marrom possui excelente poder tensor e por esta razão é indicada nos tratamentos de flacidez tissular. Combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, hidrata a pele e combate os radicais livres. A Argila Creme fornece todos os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele. Por ter uma quantidade bem significativa de Ferro vitaliza e hidrata a pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e o excesso de oleosidade. Tem efeito relaxante e favorece a eliminação das toxinas, impurezas e radicais livres originários do estresse cotidiano. Ativa a circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É eficaz contra a acne e espinha e tem efeito rejuvenescedor do tecido.

Argila cinza:
Também chamada de Bentonita. Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. Antioxidante natural, retarda o envelhecimento da pele, eficaz contra acne, efeito rejuvenescedor do tecido.


Argila Preta:
A grande diferença em relação a demais argilas é sua velocidade de ação. É um produto mineral que possui conservada, em sua constituição, todas as propriedades da sua formação. Ela possui uma capacidade de absorção e troca de temperatura muito grande. Isto acontece porque ela possui as propriedades das argilas branca, verde e vermelha, em alta concentração.
É uma argila muito nobre e raramente encontrado em seu estado puro, e quando encontrada é retirada de uma profundidade maior que quatro metros devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixo percentual de ferro. Pode ser usada tanto para cosmética, como para tratamentos de doenças. Seu teor de titânio, agrupado com elevados percentuais de Alumínio e Silício, à torna uma argila com excelente ação rejuvenescedora. Tem ação anti-inflamatória, antiartrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Tem atividades estimulantes, antitóxicas, antissépticas, redutoras e adstringentes. Em máscaras para pele, proporciona oxigenação das células e combate a flacidez. Além de melhorar a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular, tem grande excelência na ação rejuvenescedora do rosto e corpo, diminuindo o aspecto das rugas e linhas de expressão, podendo ser usada também em situações de eczemas e fungos na pele.
A lama vulcânica (argila preta) é muito utilizada no combate da acne, espinhas, cravos, acúmulo de gordura, pele oleosa, rugas, sardas e sinusite.






Posts relacionados:

Quer saber como usar a argila nos cabelos? Clique  aqui.

Algumas receitas de máscaras faciais à base de argila você pode ver aqui e aqui.


 Fonte de pesquisa:  www.naturalesaudavel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário