quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

BICARBONATO DE SÓDIO: ANTI-RESÍDUOS NATURAL PARA CABELOS




Oi galerinha!


Shampoo anti-resíduos detona o cabelo, desequilibra o pH, deixa o couro cabeludo mais sensível, os fios ficam ressecados, sem brilho, sem vida.

Buscando alternativas naturais de anti-resíduos, para clarear uma tintura que fiz e não gostei, porque escureceu demais meu vermelho, (sim, entrei na saga do ruivo), descobri que o bicarbonato de sódio, tem o poder de limpar profundamente os fios e couro cabeludo, porém, sem agredir o cabelo.
Constatei que o danadinho do bicarbonato, é muito melhor que o shampoo anti-resíduos, que muitas vezes custam os olhos da cara.
A lavagem com bicarbonato, limpa profundamente, retirando impurezas, resíduos acumulados de shampoo, condicionador, leave-in e clareia tintura.
Veja bem, ele apenas dá uma leve clareada na tintura, tira um pouco dos resíduos, não retira a tinta completamente, ok?

O bicarbonato de sódio é alcalino e abre a fibra, para fazer a limpeza dos fios.
Depois é preciso selar. Para isso, usei o vinagre de maçã.
O vinagre de maçã, é ácido e sela a cutícula do cabelo.


Como fiz:
Diluí 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 100 ml de água e apliquei no cabelo e couro cabeludo, já molhados.
Deixei agindo por uns 3 minutos, enxaguei e apliquei uma mistura de máscara hidratante com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, porque eu queria hidratar e selar os fios, tudo ao mesmo tempo. Deixei agir por alguns minutos e enxaguei com água fria.
Se for usar somente o vinagre de maçã, sem creme, dilua 2 colheres de sopa de vinagre em 100 ml de água, aplique no cabelo, deixe agir um pouco, depois enxague com água fria, e se perceber que precisa, use condicionador.

Como eu disse, eu queria clarear meu cabelo, porque passei uma tinta que escureceu meu tom de vermelho. Eu queria retirar um pouco dos resíduos da tintura escura.

Vejam como estava antes de lavar com bicarbonato de sódio:

(No sol ele até ficava vermelho, mais na sombra, olha como tá escuro)




Agora, vejam como está depois de lavar com o Bicarbonato de Sódio:



Clareou bastante.
Daqui uns dias, farei novamente esse procedimento, para ver se ele clareia ainda mais, para então eu  passar a tinta vermelha que tanto quero, sem que ela fique escura na sombra. Quero meu cabelo vermelho, tanto no sol quanto na sombra. HEHE!!

Esse procedimento, pode ser feito sempre que você sentir o cabelo pesado e sem brilho, por excesso de resíduos.



Gostaram da dica natureba?



Bjss 

Pati Marim
 

54 comentários:

  1. eu amo o bicabornato amiga
    agora esse ruivo é lindo, que cor vc usou?
    www.portaldebelez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindezaa!!
      Eu uso bicarbonato para várias coisas aqui em casa, porém no cabelo, comecei a usar recentemente e tô amando.
      Então, primeiro eu tinha usado a tinta n° 6.62, tava legal, um vermelhão bem legal...aí desbotou fui retocar e mudei a marca e a numeração, usei 6.66 e escureceu, não sei o que aconteceu...agora to esperando desbotar para usar o vermelho cereja da Koleston com majicontrast red...vamos ver no que dá, rsrs.
      Beijo

      Excluir
    2. eu achei lindo...amo ruivisses hehe

      Excluir
    3. obrigada, amiga! Mas eu quero que ele fique vermelho na sombra tbm rsrsrs...não adianta a gente nunca tá contente kkkkk.
      Bj

      Excluir
  2. Menina, você não imagina o quanto eu estava a procura de uma solução assim ahaahah
    adorei a dica, tô louca pra tirar esse vermelhão escuro do meu cabelo
    beijinhos

    a-garotadamake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Que bom que pude ajudar.
      Faz o procedimento e depois vem contar o que achou, tá?
      To indo lá no seu blog.
      Bjsss

      Excluir
  3. Eiiii que cabelo lindãoooo!!! E esse brilho???
    Ficou ótima a cor, Pati!
    E bicarbonato é maraaa mesmo!!! Ótima dica!!!
    Bjksss
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi belezura!
      Vc viu o brilho???
      Acho que depois do uso do bicarbonato os fios ficaram tão limpos de resíduos que absorveram melhor as hidratações.
      Beijão

      Excluir
  4. A dica é bacana já conhecia,e uso ele a meses como desodorante,escovar os dentes,anti-resíduo,escalda pés,na maquina de lavar roupas com o sabão em pó,maravilhoso o seu cabelo lindão mesmo parabéns pela cor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Denise!!
      Eu tbm uso na máquina de lavar, uso tbm para limpar meus sapatos, como antiácido tbm...enfim, o bichinho é multiuso rsrs...
      Obrigada :)
      Bjss

      Excluir
  5. Benza deus, que cabelo maravilhoso!! Parabéns, vou usar suas dicas com certeza! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alissi!!
      Muito obrigada!!!
      Use sim, tenho certeza que vai gostar!!
      Beijosss

      Excluir
  6. Oi pra quem tem alisamento o bicarbonato e recomendado??? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Queila.
      Eu faço progressiva e uso tinta vermelha, e faço uso o bicarbonato toda semana, sem problema algum...desde que vc sele a fibra depois, com vinagre de maçã ou uma máscara de PH baixo, não vejo problema.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá!!! Esse shampoo ser para cabelos com química também (selagem) ?? :)

    ResponderExcluir
  8. Oi meu anjo :) Nossa, você tem um cabelo maravilhosoooo!!! Adorei a dica! Beijão

    ResponderExcluir
  9. ola..meu anjo adorei so q fiquei com uma duvida!!!se posso usar touca térmica na hora da hidratação,se ñ da problema por causa do bicabornato de sódio.bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ed.
      Se for fazer a hidratação somente com o creme, após o uso do bicarbonato, pode usar a touca térmica sim, sem problemas.
      Bj

      Excluir
    2. Olá, Ed.
      Se for fazer a hidratação somente com o creme, após o uso do bicarbonato, pode usar a touca térmica sim, sem problemas.
      Bj

      Excluir
  10. oi linda adorei esse ruivo , estou louca para retirar mais o preto do meu cabelo , será que o bircabonato irá me ajudar a retirar mais esse preto...? bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val. Obrigada!!
      Olha!! Preto é duro na queda, viu!! Mas como o bicarbonato é alcalino e abre a fibra do cabelo, pode ser que dê uma ajudinha sim. Não vai fazer milagres, mas toda ajuda é bem vinda, né?? rsrs
      Beijão.

      Excluir
  11. Oi gostaria de saber se quem tem progressiva pode usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!!
      Pode sim, claro que com menos frequência, mas pode.
      Aí nessa foto do post, estou com progressiva, usava sem problema. Só não esquece de selar com o vinagre de maçã.
      Bjss

      Excluir
  12. Oi eu gostaria de saber se funciona em cabelos sem tintura? Meu cabelo é castanho escuro e eu quero muito clarear

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma!
      O bicarbonato ajuda a desbotar a tintura. No cabelo natural, ele só vai fazer uma limpeza profunda em relação à resíduos de produtos cosméticos, oleosidade, enfim, assim como um shampoo anti-resíduos.
      ;)

      Excluir
  13. Funciona mesmo? E o cheiro nao fica cheiro depois? Sem querer achei essa solução milagrosa, precisando disso e muito kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cínthia.
      Funciona, sim!!
      Não fica cheiro, não.
      ;)

      Excluir
  14. Boa tarde queria saber se em cabelos loiros e ressecados principal nas pontas pode fazer essa esperiencia porque gosto de cabelo claro mas não amarelo do o vc acha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Quanto ao cabelo loiro e ressecado, não vou saber te responder, pq não tenho cabelo loiro e sinceramente não sei qual seria o resultado.
      ;)
      Bj

      Excluir
  15. Oii eu também estou no ruivo porém no acobreado, usei a 8.4 e ficou mais escura do que eu esperava, o bicarbonato vai clarear mais? Obg bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jules.
      Acredito que vai ajudar a dar uma desbotada. Faz o teste e depois me conta.
      Beijooo

      Excluir
  16. Oi Patricia Marim Parabens pelas dicas.
    Meu cabelo é castanho escuro e tenho uma mancha de nascença na parte da frente aonde eu coloco tinta. Porem essa semana eu usei sua técnica com o bicarbonato e selei com o Botox e vinagre o resultado foi surpreendente. O meu cabelo tá maravilhoso como nunca vi igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Élida!!
      Aaahhh que bom que gostou!!!
      Obrigada por contar aqui sua experiência!
      Beijão e Feliz Ano Novo!!!

      Excluir
  17. Respostas
    1. Oi Rosemare!!
      A forma de uso, eu expliquei no post.
      ;)

      Excluir
  18. Oi patricia pinto meu cabelo de vermelho ele ta meio que quebrando nas pontas se eu passar só o vinagre com a água será que tem perigo de desbotar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanessa.
      Não é prá desbotar, não!! Pq o vinagre sela a fibra capilar, isso vai ajudar a proteger e evitar o desbotamento.
      ;)
      Bjss

      Excluir
  19. Se misturar no shampoo, fica ruim?! Estraga mto o cabelo?!

    ResponderExcluir
  20. Olá Patrícia, será que ajuda a retirar tintura preta do cabelo?
    Pintei uma vez de preto mas já não gostei mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Tirar, não vai. Mas, vai ajudar a ir desbotando. Vai tirando o excesso aos poucos. Tintura preta é a mais difícil de remover.
      ;)

      Excluir
  21. Patricia Marin... Obrigada pelas dicas! Então, eu usei o 646 e ficou bem escuro, mesmo vindo do loiro! Quando lavei normalmente já desbotou um pouco! Mas a raiz continua escura! Só que eu não sou paciente como vc! Estou pensando em usar o decapcolor! Já usei, ele não tem descolorante e faz milagres, sem agredir! Mas eu acho que o bicarbonato judia menos! Então estou bem na dúvida! Já comprei a tinta que quero, que é a 77,44... E para o vermelho que vc quer, tem que ser essa viu! Eu já passei por isso linda! E agora passando de novo (como vc mesma disse, a gente nunca está contente...kkkk)
    Beijos, e obrigada pelo post com fotos! Era o que eu procurava!
    Paulinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha!!
      Então!! Não teve jeito, eu tbm usei o dekapcolor, e ó, ameeeiii. Realmente ele faz milagres. Eu achei ele bem de boa, não danificou nada meu cabelo. Faz umas hidratações antes e depois de usa-lo.
      Depois disso já fui para o castanho escuro, agora estou com luzes douradas e querendo desesperadamente voltar ao vermelho kkkkkk
      (aqui está o post do dekapcolor, só não sei o pq sumiu as fotos do post kkkk...vou ver se acho e coloco novamente. http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/2014/07/clareando-o-cabelo-com-dekapcolor.html).
      Valeu a dica do 7744 ;)
      Eu que agradeço pela visita e participação nos comentários.
      Beijão

      Excluir
  22. Respostas
    1. Realmente não sei te dizer, Mila. Não conheço esse procedimento de selagem capilar. Eu uso o bicarbonato no lugar de shampoo anti-resíduos, apenas.
      ;)

      Excluir
  23. Olá faço a escova definitiva será que o bicarbonato vai tirar o efeito da escova?tenho umas máscara da xTenso ela serve como selante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roney.
      Faço progressiva e uso bicarbonato sem problema algum...mas, cada cabelo é um cabelo...
      Não conheço essa máscara!

      Excluir
  24. Olá, nao sei se o site ainda esta funcionando, mas caso esteja tenho uma duvida : Meu cabelo sempre foi bom, sempre foi liso e macio. Mas ontem resolvi dar progressiva no cabelo pra deixa-lo mais macio( é eu sei que sou trouxa ), e infelizmente meu cabelo ficou muito liso e acabou espetando e estou desconfortavel com esse produto. Quero saber se ele também retira esse tipo de quimica. Obg ! aqui esta meu email caso prefira falar comigo de la : ladoah123@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Nas primeiras semanas de progressiva, o cabelo fica espetado mesmo. O jeito é lavar várias vezes pra tirar o excesso da química. Pode ser que o bicarbonato ajude sim à limpar um pouco do excesso da química. Mas, não sei te dizer com total certeza. Faça um teste, mas não exagere na quantidade de aplicações. No máximo duas vezes na semana.
      ;)

      Excluir